Descrição - Playstation 3 - PS3
DESCRIÇÃO
O PlayStation 3 (oficialmente abreviado como PS3) é o terceiro console de videogame produzido pela Sony Computer Entertainment e o sucessor do PlayStation 2 como parte da série PlayStation. O PlayStation 3 compete contra o Microsoft Xbox 360 e o Nintendo Wii como parte da sétima geração de consoles de videogame.
O principal recurso que distingue o PlayStation 3 de seus predecessores é o seu serviço unificado de jogo online, o PlayStation Network, que contraria a política oficial da Sony de depender dos desenvolvedores de jogos para conseguir tal experiência. Outros recursos do console incluem suas robustas capacidades multimídia,sua conectividade com o PlayStation Portable e a utilização de formato de disco óptico de alta-definição, Blu-ray Disc, como seu meio de armazenamento primário. O PlayStation 3 também foi o primeiro reprodutor no mercado de Blu-ray compatível com a especificação 2.0.
O PlayStation 3 foi inicialmente lançado em 11 de novembro de 2006 no Japão, 17 de novembro de 2006 na América do Norte, 16 de março de 2007 no Reino Unido e Irlanda e em 23 de março de 2007 na maior parte da Europa e na Oceania. Foram disponibilizadas duas SKUs ao lançamento: um modelo básico com disco rígido (HDD) de 20 GB e um premium com um disco rígido de 60 GB e vários recursos adicionais (o modelo de 20 GB não foi lançado na Europa ou Oceania).Desde então, várias revisões foram realizadas aos modelos disponíveis do console, particularmente com o lançamento de um novo modelo “slim” em setembro de 2009, coincidindo com a reformulação do console e seu logotipo.
O PlayStation 3 (então marcado PLAYSTATION 3) foi revelado oficialmente ao público pela Sony em conjunto com o seu controlador original em formato de bumerangue em 16 de maio de 2005, durante a conferência E3 2005 Uma versão funcional do sistema não estava presente na conferência, muito menos na Tokyo Game Show em setembro de 2005, entretanto, demonstrações (como o Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots) foram mantidas em devkits e hardware de PC comparável em ambos os eventos. Também foram mostradas sequências de vídeo baseados em especificações preditas do PlayStation 3 (notavelmente a demonstração técnica de Final Fantasy VII). O protótipo inicial mostrado em maio de 2005 apresentava duas portas HDMI, três Ethernet e seis USB; contudo, ao ser mostrado novamente um ano mais tarde na E3 2006, foram reduzidas para uma porta HDMI, uma Ethernet e quatro USB, presumidamente para reduzir custos. Duas configurações de hardware para o console também foram anunciadas: um modelo de 20 GB e um de 60 GB com preços de $499 (€499) e $599 (€599), respectivamente. O modelo de 60 GB seria a única configuração a apresentar uma porta HDMI, conexão Wi-Fi, leitor de cartões de memória e um enfeite cromado com logotipo prateado. Os console foram anunciados para lançamento mundial simultâneo: 11 de novembro no Japão e 17 de novembro na América do Norte e Europa.
Em 6 de setembro de 2006, a Sony anunciou que o lançamento do PlayStation 3 na região PAL (Europa e Oceania) seria atrasado até março de 2007, devida a escassez de materiais utilizados na unidade de Blu-ray Disc.
Na Tokyo Game Show em 22 de setembro de 2006, a Sony anunciou que incluiria uma porta HDMI ao modelo de 20 GB, mas que um enfeite cromado, leitor de cartões de memória, logotipo prateado e Wi-Fi não seriam incluídos. Além disso, o preço de lançamento do modelo de 20 GB japonês foi reduzido em mais de 20% e o de 60 GB anunciado com um esquema de preço aberto no Japão. Durante o evento, a Sony mostrou 27 jogos de PlayStation 3 sendo executados em hardware final.
Hardware
Unidade do sistema
Ver artigo principal: Hardware do PlayStation 3
O PlayStation 3 é convexo em seu lado esquerdo, com o logotipo do PlayStation em posição vertical, quando vertical (o lado superior é convexo quando horizontal) e possui um acabamento em preto brilhante. O designer do PlayStation, Teiyu Goto, declarou que o logotipo com fonte inspirada no Homem-Aranha “foi um dos primeiros elementos que o presidente da SCEI, Ken Kutaragi, decidiu e que o logotipo pode ter sido a força motivadora por traz do formato do PlayStation 3.”
O PlayStation 3 apresenta uma unidade de leitura sem bandeja Blu-ray Disc de 2x para jogos, filmes Blu-ray, DVDs, CDs e outras mídias ópticas. Era disponibilizado originalmente com disco rígidos de 20 e 60 GB (apenas o modelo de 60 GB foi disponibilizado em regiões PAL). Um modelo de 80 GB foi, desde então, introduzido nas regiões NTSC e um modelo de 40 GB introduzido em todas as regiões. Todos os modelos do PlayStation 3 possuem discos rígidos SATA de 2.5" atualizáveis pelo usuário.
O sistema utiliza o microprocessador Cell criado por Sony, Toshiba e IBM como sua CPU, a qual é constituída por um “Power Processing Element” (PPE) baseado em PowerPC de 3.2 GHz e oito “Synergistic Processing Elements” (SPEs). O oitavo SPE está desabilitado para melhorar o rendimento do chip. Apenas seis dos sete SPEs estão acessíveis aos desenvolvedores visto que o sétimo SPE está reservado para o sistema operacional do console.O processamento gráfico é lidado pelo RSX 'Reality Synthesizer' da NVIDIA, o qual pode transmitir resoluções de 480i/576i SD até 1080p HD. O PlayStation 3 possui 256 MB de memória principal DRAM XDR e 256 MB de memória de vídeo GDDR3 para o RSX.
Possui ainda Bluetooth 2.0, Gigabit Ethernet, USB 2.0 e HDMI 1.3a integrado em todos os modelos atualmente à venda. A rede Wi-Fi também é integrada nos modelos de 40, 60, 80 GB e slim posto que um leitor de cartão de memória (compatível com mídias Memory Stick, SD/MMC e CompactFlash/Microdrive) está integrado nos modelos de 60 GB e 80 GB CECHExx.O sistema suporta até sete controladores, os quais são conectados através da tecnologia Bluetooth 2.0.
O hardware do PlayStation 3 também foi utilizado para construir supercomputadores de alto desempenho computacional.Fixstars Solutions vende uma versão Yellow Dog Linux para o PlayStation 3 (originalmente vendido pela Terra Soft Solutions). RapidMind produziu um pacote de programação stream para o PlayStation 3, contudo foi adquirida pela Intel em 2009. Também, em 3 de janeiro de 2007, Dr. Frank Mueller, Professor Associado de ciência da computação na NCSU, reuniu 8 PlayStation 3 em cluster. Mueller comentou que os 256 MB de RAM do sistema é uma limitação para esta aplicação em particular e está considerando a tentativa de aperfeiçoar a memória RAM. Softwares incluem: Fedora Core 5 Linux ppc64, MPICH2, OpenMP v 2.5, GNU Compiler Collection e CellSDK 1.1.Logo que uma alternativa com melhor custo-benefício aos supercomputadores convencionais, o exército norte-americano adquiriu clusters de unidades do PlayStation 3 para propósito de pesquisa.Unidades de revenda do PlayStation 3 Slim não podem ser utilizadas para supercomputadores, pois o PlayStation 3 Slim não possui a habilidade de carregar um sistema operacional de terceiro.
Em 22 de março de 2007, a SCE e Universidade Stanford publicaram o projeto Folding@home para o PlayStation 3. Este programa permite que os proprietários de PlayStation 3 emprestem o poder computacional de seus consoles ao auxílio do estudo de processo físicos do enovelamento de proteínas.
Disponibilidade De novembro de 2006 a setembro de 2009
Existem cinco modelos de hardware original do PlayStation 3, os quais são comumente referidos pelo tamanho de suas unidades de disco rígido integradas: "20", "40", "60", "80" e "160" GB. A única diferença na aparência dos primeiros cinco modelos era a cor do enfeite, número de portas USB, a presença ou ausência de uma porta (que cobre o leitor de cartões de memória em modelos equipados) e algumas pequenas alterações nos ventiladores de ar. Todos os pacotes de revenda incluem um ou dois controladores Sixaxis e/ou um controlador DualShock 3 (desde 12 de julho de 2008), um cabo miniUSB para USB (para conectar o controlador e o PlayStation Portable ao sistema), um cabo de vídeo componente/saída de áudio estéreo, um cabo Ethernet (apenas em 20, 60 e CECHExx 80 GB) e um cabo de força. Todos os modelos suportam emulação via software do Playstation original, mas o suporte à retrocompatibilidade foi sendo continuamente reduzida nos modelos posteriores, sendo Bundle de 80GB de Metal Gear Solid 4 o último modelo a anunciar retrocompatibilidade integrada. Problemas de compatibilidade com jogos em ambos os sistemas são detalhados em um banco de dados público hospedado pelo fabricante. Todos os modelos, excluindo o de 20 GB, incluem Wi-Fi 802.11 b/g. Além de todos esses recursos dos modelos de 20 GB, o modelos de 60 GB possui Wi-Fi IEEE 802.11 b/g interno, múltiplos leitores de cartão de memória (SD/MultiMedia Card, CompactFlash Type I/Type II, Microdrive, Memory Stick/PRO/Duo) e um enfeite colorido cromado. Em termos de hardware, o modelo de 80 GB lançado na Coréia do Sul é idêntico ao modelo de 60 GB lançado nas regiões PAL, exceto pela diferença no tamanho do disco rígido.
Assim como os modelos sul-coreanos e europeus, o modelo de 80 GB (2007) norte-americano também exclui a CPU "Emotion Engine" do PlayStation 2. Entretanto, ainda mantendo o GPU "Graphics Synthesizer". Devido à eliminação do "Emotion Engine", o nível de compatibilidade foi reduzido.[76] Os modelos de 40 GB, 80 GB (2008) e 160 GB possuem duas portas USB ao invés de quatro portas USB em outros modelos e não inclui múltiplos leitores de cartão de memória, suporte à SACD ou qualquer retrocompatibilidade com jogos de PlayStation 2. Em conseqüência da remoção da GPU "Graphics Synthesizer", a qual removeu o hardware baseado em PlayStation 2 das unidade.
Nenhum Wi-Fi ou leitor de cartão de memória oficiais jamais foi lançado pela Sony para o sistema de 20 GB, embora houvesse planos de lançá-los. Desde setembro de 2009 a Sony não deu mais ênfase nestes complementos propostos. No entanto, como o modelo apresenta quatro portas USB 2.0, rede sem fio e cartão de memória flash o suporte já pode ser obtido através do uso de uma variedade de adaptadores USB externos disponíveis e hubs de mídia de terceiro específicos para o PlayStation 3.
Houve rumores de que o processador Cell na terceira geração do PlayStation 3 (40 GB, 2008 80 GB e 160 GB) passaria do processo de fabricação de 90 nm para o mais recente de 65 nm, o qual o CEO da SCEI, Kaz Hirai, confirmou mais tarde, posteriormente o processador foi reduzido para um processo de 45 nm. Essa alteração diminuiu o consume de energia do console e tornou-o menos caro à produção.
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